Publicidade

Leilões de veículos online – Veja como funciona

Redação   |   22-06-2024   |   Leilões

Os leilões de veículos online estão ganhando cada vez mais notoriedade e força, até porque dá para encontrar veículos bem abaixo do valor de tabela de venda do mercado. Muitas pessoas até mesmo participam desses leilões com o objetivo de adquirir uma moto ou carro para revender, garantindo lucro nessa transação.

Em 2020, os leilões de veículos online ficaram ainda mais conhecidos, por cauda do crescimento dos leilões feito na modalidade online. Pessoas de qualquer lugar do país podem fazer lances nos veículos disponíveis, e muitos estão em perfeito estado de uso.

Os veículos que são leiloados nos leilões de veículos online são aqueles que foram apreendidos e os proprietários não regularizaram a situação no tempo disposto na lei. Dessa forma, os veículos vão para o leilão e podem ser arrematados por qualquer pessoa maior idade.

Como participar dos leilões de veículos online?

A maioria dos leilões podem ser feitos tanto de forma presencial, quanto online, sem sair de casa e de qualquer lugar.

Publicidade

Obviamente, isso representa mais praticidade na hora de pensar nos lances que pretende dar nos eventos, já que por ser online, é possível deixar um pouco a emoção de lado e se concentrar em apenas fazer um bom negócio.

No caso do leilão online, o pretendente deve fazer seu cadastro no site do leiloeiro antes de começar o evento.

Uma dica fundamental, é observar no site do Detran, qual o leiloeiro responsável pelo lote que você pretende arrematar. Assim, você consegue ver com calma todas as informações relativas ao leilão em questão, como:

os veículos disponíveis,
possíveis custos extras,
regras do leilão,
data de visitação,
data de retirada e muito mais. 

Portanto, verificar todas essas informações é essencial para quem deseja obter sucesso e fazer um bom arremate.

Outra dica fundamental, é observar se no site do leiloeiro possui o selo HTTPS, aquele cadeado, porque assim você pode se certificar que seus dados estão seguros. 

Quais são os benefícios de adquirir um veículo de leilão?

O principal benefício é a economia. Afinal, alguns bens chegam a ser arrematados por valores 70% abaixo do praticado na tabela FIPE, por exemplo.

A economia é tanta que muitos arrematantes compram os carros de leilão para revender para o consumidor final e garantir um bom lucro.

No entanto, é importante dizer que todos os veículos disponíveis no leilão só podem ser analisados superficialmente, ou seja, em caso de defeito grave como algum problema no motor, por exemplo, não é possível verificar uma vez que não é permitido ligar os veículos.

Como os veículos chegam no pátio para serem leiloados?

Os veículos disponíveis para leilão são apreendidos por falta de pagamento de impostos, multas ou do financiamento bancário onde o bem foi dado como garantia. Desta forma, o proprietário tem o prazo de 30 dias para regularizar todas às pendências e caso esse prazo finalize, o dono perde o poder sobre o bem que é encaminhado diretamente para o leilão.

É bom lembrar que não é permitido que o antigo proprietário arremate o bem perdido, o que dá maior segurança para o arrematante seguir com a transação de forma segura.

Importante dizer ainda que, todo o processo é baseado na legislação vigente sobre o tema que garante o direito a retirada do carro ou da moto pelo arrematante.

Como ficar sabendo dos leilões de veículos online?

A forma mais eficaz de ficar sabendo dos leilões de carros, é verificar no site oficial de cada estado. Todos têm uma página específica para informação das datas de leilão.

Além disso, é válido acompanhar pelo site do Detran também, já que lá se encontra o Edital de Leilão, que é um documento fundamental com todas as informações do evento.

Dá para ver os veículos?

Sim. No Edital de Leilão consta a data e o horário de visitação para que os interessados possam ver os lotes disponíveis e se organizem melhor para fazerem os lances.

No entanto, é importante ter em mente que nem mesmo nessas visitas é possível ligar os carros, já que muitos deles estão parados há semanas e geralmente, até com a bateria descarregada.

Por isso, o arrematante precisa ter em mente os riscos da transação, pois o veículo será liberado exatamente no estado em que se encontrar, sem qualquer tipo de responsabilidade por parte do Detran ou da Casa de Leilão.

Outros Leilões famosos para economizar

Além dos leilões parceiros do Detran, há muitos outros famosos por fazerem boas transações. Veja a lista que preparamos para você. 

Leilão Oficial de Veículos – Diversas Marcas e Modelos
Minas Gerais Leilões – Leilão Veículos Online
Santander Financiamentos
Milan Leilões
Freitas Leiloeiro / Freitas Leilões
Leilões Brasil
Sato Leilões
Leilomaster – Veículos – Motos – Caminhões
VIP Leilões

Como retirar o veículo arrematado no leilão?

Depois que o leilão acabar e o maior lance vencer, o arrematante tem o prazo de 30 dias para concluir o pagamento do bem que precisa ser pago a vista.

Caso isso não ocorra dentro do prazo estipulado, pode ser cobrada multa correspondente a 2% do valor do veículo por dia de atraso.

Por isso é fundamental estar atento a todos os detalhes para evitar problemas e prejuízos ainda maiores.

Veja mais dicas sobre como comprar carros e motos em Leilões:

Confira como Comprar Carro Barato em um Leilão!

Como fugir dos 7 principais golpes na hora de vender ou comprar um carro

Como Funciona Leilão de Carros Financiados?

 

Posts relacionados
Top 5 melhores sites de leilão de carros e motos
Top 5 melhores sites de leilão de carros e motos Quer comprar um carro ou uma moto de leilão mas tem medo de cair em
Confira o Leilão de eletrônicos da Receita Federal
Confira o Leilão de eletrônicos da Receita Federal Já imaginou conseguir comprar artigos de luxo como Iphone de última
Leilão de Motos da Caixa Econômica: Como participar?
Leilão de Motos da Caixa Econômica: Como participar? Quer comprar uma moto mas sem precisar gastar rios de dinheiro?
Leilão de Eletrônicos da Receita Federal
Leilão de Eletrônicos da Receita Federal Podemos dizer que o nicho de produtos eletrônicos, são artigos de

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.