Confira o Leilão de eletrônicos da Receita Federal
Já imaginou conseguir comprar artigos de luxo como Iphone de última geração a partir de R$400? São itens como esse que a Receita Federal oferece em seus leilões de eletrônicos. Veja como participar.
O que é possível encontrar no leilão de eletrônicos da Receita Federal?
Neles, é possível encontrar itens de luxo, como:
– iPhone,
– Playstation,
– Xbox,
– Tablet,
– Notebook, por preços bem abaixo do de mercado.
Como os produtos vão parar no leilão da Receita Federal?
A Receita Federal que foi criada por Artur Costa e Silva, no ano de 1968, está sediada em Brasília e desde então tem sido um braço importante como organização matriz do Ministério da Fazenda.
Os produtos disponibilizados para leilão muitas vezes não foram nem utilizados já que foram apreendidos pela Receita Federal, antes mesmo de saírem da caixa.
A Receita Federal é um órgão do governo que atua na fiscalização da cobrança de tributos, combatendo o contrabando, a sonegação fiscal, o tráfico de diversos nichos, entre outras atribuições.
Assim, quando uma mercadoria chega até a Receita Federal e é observado uma irregularidade, o produto fica apreendido e é levado a leilão, caso o proprietário não faça a correta regularização da mesma, conforme informação prestada pelo órgão.
Onde a Receita mais atua para apreender mercadorias?
A Receita Federal, como dito anteriormente, pode apreender os equipamentos eletrônicos, de 2 formas.
- Na chegada de turistas que trazem na bagagem valor superior ao permitido. Nesse caso, é cobrado os impostos sobre o equipamento, e o turista tem duas opções, pagar as tributações, ou abandonar o produto eletrônico nos postos da Receita Federal.
- Já na segunda hipótese, em operações conjuntas entre Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal ou Marinha, os órgãos desmantelam verdadeiros transportes de contrabando de eletrônicos. Nesse caso, trata-se de produtos trazidos de forma ilegal para serem revendidos sem que haja o pagamento dos tributos devidos.
Em ambos os casos, seja na chegada de turistas, seja na apreensão de mercadorias para serem comercializadas, a Receita Federal direciona os eletrônicos para leilões, divididos em lotes que podem ser comercializados tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas, dependendo do que o edital predispor.
Assim, é importante observar bem o que propõe o edital que, neste caso, funciona como uma espécie de contrato.
Como Participar do Leilão de Eletrônicos?
O primeiro passo para participar de leilão de eletrônicos, é ter cadastro e-CAC no portal da Receita Federal.
Esse cadastro pode ser feito através de uma certificadora digital parceira do órgão. Procure onde este tipo de empresa se localiza na sua região pois é possível encontrar em todo o Brasil.
Assim, tudo é feito de forma segura e sem risco de fraude para os participantes. Após feito, é só acessar o site da Receita Federal e conferir os leilões disponíveis.
Lembrando que, os produtos arrematados por pessoas físicas, PF, não poderão ser revendidos posteriormente pois tratam-se de produtos de uso pessoal. Porém, caso o leilão dispuser que é possível a arrematação por pessoas jurídicas, através de um CNPJ, será permitida a revenda dos produtos.
No entanto, vale destacar que essa informação precisa ser avaliada com atenção no edital, antes de começar os lances.
Afinal, alguns lotes são específicos para Pessoa Física, enquanto outros são direcionados para Pessoa Jurídica.