Veja quais são os alimentos que não devem ir ao micro-ondas!
Usar ou não micro-ondas e quais são os alimentos que podem ou não serem cozidos nesse equipamento? Essa é uma discussão antiga, que envolve diferentes perspectivas.
De um lado os que defendem o aparelho considerando a eficiência, pois aquece alimentos rapidamente, economizando tempo e energia. Do outro, críticos levantam preocupações sobre os possíveis efeitos negativos à saúde, incluindo perda de nutrientes dos alimentos e formação de compostos prejudiciais durante o aquecimento.
Mas, você já se perguntou por que o micro-ondas é tão eficiente em aquecer nossos alimentos em questão de minutos?
Bem, a mágica está nas ondas eletromagnéticas que ele emite. Essas ondas penetram até uma profundidade de 2 centímetros e fazem com que as moléculas se agitem e gerem calor por fricção. Assim, chega a ser dez vezes mais rápido que um forno convencional.
Embora muitos alimentos possam ser aquecidos dessa maneira, sem prejuízo algum, existem aqueles que não devem ser levados ao micro-ondas devido aos riscos que apresentam. Ficou curioso para saber quais são esses alimentos?
Quais são os alimentos que não devem ir ao micro-ondas?
1. Carnes
Primeiramente, um dos alimentos que mais gera debate: carnes. De acordo com especialistas, é preciso manter uma temperatura ideal na hora do cozimento, porque um calor excessivo pode ressecar a carne, comprometendo seu valor proteico e resultando em uma textura menos palatável.
Isso ocorre também com outras formas de preparo, a exemplo da churrasqueira. No caso do micro-ondas, é mais difícil você manter essa temperatura ideal, porque ele aquece de forma rápida e muitas vezes desigual, o que resulta em partes quentes e partes frias na carne.
2. Arroz
O arroz também não é um alimento ideal para ser preparado no micro-ondas, pois as altas temperaturas podem comprometer os nutrientes do grão. Se tiver a opção, escolha cozinhá-lo na panela, pois a água ferve de forma gradual. No micro-0ndas, a temperatura é uniforme desde o início do aquecimento.
3. Cítricos
O calor intenso do micro-ondas pode degradar rapidamente a vitamina C, diminuindo o valor nutricional dos alimentos cítricos, como laranja, limão, etc. Nesse caso, a melhor forma de consumo é dos alimentos cruz ou utilizá-los em receitas sem exposição ao calor.
4. Pipocas
Um dos alimentos de micro-ondas mais populares e com ampla variedade de marcas, a pipoca é mais saudável na panela, acredite. O fato nem está no uso do aparelho, mas nos grãos de milho para pipocas de micro-ondas que contêm uma substância chamada PFOA, que pode interferir no sistema endócrino e afetar a produção de hormônios sexuais.
Aquelas que possuem sabor de manteiga são ainda mais prejudiciais à saúde.
5. Brócolis
Conhecido pelos seus altos níveis de antioxidantes e nutrientes, estudos demonstraram que o cozimento do brócolis no vapor dentro do micro-ondas faz com que ele perca até 97% de seus antioxidantes. Por outro lado, o brócolis quando cozido na água de maneira convencional perde apenas cerca de 11% desses antioxidantes. A escolha é sua.
6. Manteiga ou margarina
As moléculas da manteiga ou margarina estão naturalmente cristalizadas e, portanto, são mais resistentes à ação dos raios do micro-ondas. Se tentarmos derretê-las aumentando o tempo de cozimento, corremos o risco de apenas aquecer a manteiga, sem derretê-la completamente. Isso pode resultar na perda de seus valores nutricionais, como os proteicos.
7. Leite
O leite, assim como a pipoca, é um dos alimentos que mais vai para o micro-ondas. Mas essa não é a melhor opção. Estudos indicam que esse método de aquecimento pode resultar na perda de até 40% dos nutrientes presentes no leite, além de eliminar completamente a vitamina B12.
Cuidado com a água
Por fim, uma orientação: evite ferver água no micro-ondas por razões de segurança. Diferentemente do processo convencional, o micro-ondas não deixa formar bolhas na água fervente, porque o calor não é distribuído de maneira uniforme na água.
Isso pode levar a um aumento repentino da temperatura e à formação súbita de bolhas quando você coloca algo nessa água, como açúcar ou café, o que pode causar queimaduras graves.
Agora, conte para nós. Você costuma colocar esses alimentos no micro-ondas?
Leia também Relembre os programas de TV favoritos da nossa infância!