Publicidade

Leilão de Carros do Detran: Como funciona?

Redação   |   20-06-2024   |   Leilões

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito), criou o Leilão de carros do Detran, que nada mais é que, um leilão em que é feita a venda pública de veículos que foram apreendidos pelos órgãos de trânsito.

Nesse tipo de leilão disponível ao público, podemos encontrar veículos com algum tipo de defeito (como, por exemplo, aqueles que passaram por enchentes e/ou precisam de algum tipo de reparo e manutenção) e também carros que não tiveram as suas prestações de financiamento pagas.

Caso você possua interesse em participar de um leilão de carros do Detran, você precisa conferir antes todas as informações contidas nesse conteúdo, sobre como participar, como e onde retirar o veículo depois de arrematado, entre outras informações.

Como participar de leilões de carros do Detran

Para participar dos leilões de carros do Detran, pode ser qualquer pessoa que seja maior de 18 anos de idade (independente se é uma pessoa jurídica ou física). No entanto, é necessário ficar atento para algumas regras básicas. Como:

Publicidade
  • O carro que você comprar via leilão deve ser pago à vista, ou seja, você não terá a possibilidade de financiar ou parcelar o veículo. Em outras palavras, para que possa participar de um evento como esse será necessário que você tenha todo o dinheiro em mãos.
  • O comprador do veículo deve estar ciente de que as despesas do leilão, tais como o custo do veículo, transferência, 5% para o leiloeiro e dinheiro para a manutenção do veículo, dependendo do seu estado são de responsabilidade do comprador.

 

ATENÇÃO!!!

Antes de ir participar de qualquer leilão de carros, busque sempre ler atentamente todo o edital do leilão, para que não tenha nenhuma surpresa ou acabe pagando taxas indevidas e altas.

Em alguns casos, ocorre que o Detran cobra as diárias do veículo por ter ficado estacionado no pátio do Detran. No entanto, essa cobrança é indevida e só diz respeito ao antigo dono e não a você que está recém comprando o veículo.

Vale ressaltar que, ao comparecer ao leilão, você tem que estar portando o seu documento de identidade (RG e CPF) e um comprovante de residência em seu nome.

Como funciona o leilão de carros

Os leilões de veículos elaborados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), sempre se iniciam pelas alienações, e estas são organizadas pelos postos das regiões pertencentes ao Detran.

Basicamente, os veículos começam a ser leiloados por um valor “x” e quem estiver com o valor disponível para pagar mais irá dando seus lances, até que ninguém mais faça um lance maior.

Lembrando que, os carros já vêm com um lance inicial e deste lance você só poderá oferecer mais, ou seja, nunca poderá ofertar um lance inferior ao que já está estipulado de início pelo leiloeiro.

Para saber se um veículo realmente merece um lance maior que o ofertado, antes verifique o modelo e ano do carro e também o estado de conservação que ele se encontra, para que não acabe fazendo um péssimo negócio.

Tomando os devidos cuidados, ao participar dos leilões de carros, você poderá adquirir um veículo por um custo mais barato do que em revendas, compensando o investimento que você fez ao adquirir.

Como ficar sabendo dos leilões de carros do Detran

Geralmente os leilões de carros do Detran são divulgados em vários tipos de mídias, tais como rádios, redes sociais, jornais impressos e eletrônicos, site oficial do Detran, canais de televisão, entre outros.

Essa diversa divulgação é importante para que os interessados em participar dos leilões de carros possam ficar sabendo dos locais, datas e veículos que estarão sendo leiloados.

Existem outros leilões de veículos no Brasil?

Você não precisa esperar apenas os leilões de carros do Detran, tendo em vista que existem vários outros sites especializados em leilões de veículos e que realizam todos o processo e informações pela internet.

inclusive, cada vez mais pessoas estão aderindo a este tipo de atividade e adquirindo veículos sem sair de casa, precisando de apenas alguns cliques no computador ou celular.

Como retirar o veículo arrematado no leilão?

Se você arrematar algum veículo no leilão e fazer o pagamento do mesmo até a data que esta agendada após o arremate, poderá comparecer até o Detran para fazer a retirada  do veículo em até 30 dias.

O veículo irá permanecer guardado pelo órgão público dentro deste período, mas caso você atrasar para buscar o veículo, acabará pagando uma multa de 2% calculada sobre o valor total do veículo.

Portanto, tenha muito cuidado com essa questão, pois essa é uma multa cobrada diariamente e você não vai querer ter uma surpresa indesejada na hora de retirar o seu veículo, não é mesmo?

Se você deseja participar de um leilão de carros do Detran, siga todas as informações e dicas contidas nesse conteúdo e boa sorte!

E aí? Você já participou de algum leilão de veículos? Como foi a sua experiência? Já sabia como funcionava o leilão de carros apreendidos pelo Detran? Deixe seu comentário logo abaixo!

Posts relacionados
Top 5 melhores sites de leilão de carros e motos
Top 5 melhores sites de leilão de carros e motos Quer comprar um carro ou uma moto de leilão mas tem medo de cair em
Confira o Leilão de eletrônicos da Receita Federal
Confira o Leilão de eletrônicos da Receita Federal Já imaginou conseguir comprar artigos de luxo como Iphone de última
Leilões de veículos online – Veja como funciona
Leilões de veículos online – Veja como funciona Os leilões de veículos online estão ganhando cada vez mais
Leilão de Motos da Caixa Econômica: Como participar?
Leilão de Motos da Caixa Econômica: Como participar? Quer comprar uma moto mas sem precisar gastar rios de dinheiro?

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.