Publicidade

Como usar o 5G no celular? Existe aplicativo gratuito?

Aline   |   19-06-2024   |   Dicas

A quinta geração de internet já chegou em todas as capitais brasileiras, beneficiando mais pessoas e empresas com essa potência que é essa nova tecnologia. Contudo, você sabe como usar o 5G no celular?

Antes de mais nada, 5G é abreviação de “quinta geração”, ou seja, é a mais recente tecnologia de comunicação sem fio e irá suceder o 4G.

Com essa tecnologia, a internet terá velocidade muito mais rápida, haverá maior conexão de dispositivos simultaneamente, tempos de respostas mais curtos, fora outras funcionalidades que vão além do celular.

Publicidade

Por ser algo que já se fala há alguns, mas que entrou de fato em operação recentemente, ainda há muitas dúvidas em relação à conexão 5G. A principal delas é sobre como ativar no 5G no celular. Como usar? Tem diferença nos sistemas Android e iOS? E os chips das operadoras? Posso baixar um aplicativo para transformar o meu aparelho em 5G?

São muitas as perguntas. Mas não precisa se desesperar que te daremos as respostas.

Aprenda como usar 5G no celular

Primeiramente, vamos falar sobre como ativar e usar o 5G no celular. Para isso, antes de mais nada é preciso seguir alguns passos básicos.

1. Consulte a área de cobertura 5G

O primeiro deles é verificar se você está numa área com cobertura 5G.  Não é possível ativar o seu aparelho se onde você está ainda não tem a tecnologia. Atualmente, a rede é limitada a algumas regiões, principalmente os grandes centros urbanos. A previsão é que, em breve, municípios com mais de 500 mil habitantes recebem a nova rede de conexão.

Já se você mora em uma cidade do interior ou com menos de 30 mil habitantes, precisará esperar um pouco mais. Pelo calendário, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as operadoras terão que implantar a tecnologia nesses municípios entre 2025 e 2029.

Outro detalhe é que o alcance das antenas 5G são restritos, isso significa que mesmo estando em alguma capital brasileira, você pode não ter a rede 5G disponível no seu bairro. Para saber se você está numa área de cobertura, consulte o mapa de sua operadora.

2. Verifique se seu dispositivo é compatível

Para ativar o 5G no celular e usufruir das vantagens dessa tecnologia, você precisa ter um celular compatível, ou seja, ele precisa ter a rede 5G de fábrica. E aproveitando para responder uma das perguntas iniciais, não existe aplicativo que transforme um celular 4G em 5G.

Uma das maneiras mais simples de se descobrir isso é verificar a embalagem do aparelho, já que as marcas colocam o nome “5G” impresso na embalagem. Essa mesma informação pode estar em etiquetas externas junto as com as principais características do aparelho.

Outra forma é olhar as configurações. Para isso, acesso a seção “Conexões” do seu aparelho e, em seguida, “Redes Móveis”. Por fim, na linha “Modo de rede”, verifique se aparece 5G entre as opções. Se houver, é porque o aparelho é compatível.

Você pode também checar no site do fabricante pelo modelo do seu dispositivo ou verificar se ele aparece na lista da Anatel. Essa segunda opção, no entanto, só possui os aparelhos homologados pela agência, o que significa que os importados não estarão nela.

Usar 5G no celular

Saiba se você já pode usar 5G no celular (Foto: PhotoMIX Company/Pexels)

3. Siga as instruções da sua operadora

Em linhas gerais, cada operadora tem suas próprias regras para ativar o 5G. Na Claro, por exemplo, você precisa trocar o chip e mudar o plano. Na TIM, não é necessário trocar o chip, mas é preciso contratar um serviço adicional para o plano.

Já na Vivo, não é necessário trocar o chip para usar o 5G DSS (tecnologia que permite que as operadoras ofereçam a rede 4G e 5G simultaneamente). Contudo, para usar o 5G puro é necessário solicitar um SIMCard. Em todas as operadoras, não é necessário mudar o plano ou pagar valores adicionais para usar o 5G DSS.

Leia também Aplicativo que te paga para assistir vídeos? Veja!

Gostou deste artigo? Continue navegando por aqui!

Posts relacionados
Aplicativo para pesar gado e gerenciar dados
Aplicativo para pesar gado e gerenciar dados A vida no campo também está ficando mais fácil com a tecnologia.
Aplicativo para pesar gado com a câmera do celular
Aplicativo para pesar gado com a câmera do celular A vida no campo também está em evolução. Já imaginou pesar gado
Figurinhas de bom-dia no celular: Baixe aplicativo
Figurinhas de bom-dia no celular: Baixe aplicativo Dar bom-dia para as pessoas é um gesto gentil e uma maneira educada,
Conhecer pessoas para namorar: Baixe o aplicativo
Conhecer pessoas para namorar: Baixe o aplicativo Você é do tipo que gosta de conhecer pessoas, fazer novas amizades

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.