Publicidade

Os 10 carros mais seguros

Redação   |   20-06-2024   |   Curiosidades

A segurança nas quatro rodas é muito importante. Por isso, são realizados anualmente testes com as marcas que estão no mercado para demonstrar o grau de fiabilidade dos produtos que colocam em circulação. Para isso, testes de colisão dianteiros, laterais, traseiros e muitos outros são feitos para ver de diferentes ângulos o serviço real prestado pelo sistema para reagir a um acidente.

Ao longo dos anos, o sistema de segurança dos carros foi consideravelmente aprimorado. O que antes só poderia ser incluído em equipamentos complementares, agora quase todos o carregam como padrão. Não perca esta seleção dos modelos mais confiáveis ​​para viajar.

1- Mercedes-Benz CLA Coupé

Apresentando-se como o carro mais seguro de 2019, a verdade é que os testes Euro NCAP acabaram por provar que estava certo. A segunda geração do CLA Coupé recuperou a liderança na sua categoria, registando 96 por cento de proteção para os ocupantes adultos e 91 por cento para as crianças.

Quanto aos pedestres, oferece 91 por cento de segurança. No entanto, em ajudas de condução e sistemas de segurança passiva tem um 75. Concebido como a “irmã mais nova” da Classe CLS, da qual pretendia retomar os cânones estilísticos de um sedã low profile, o CLA começou a ser produzido a partir do final de 2012.

Mas, sua comercialização foi iniciada no início do ano seguinte e por este motivo 2013 é sempre considerado o ano de estreia do automóvel. A “musa” inspiradora dos primeiros CLAs foi o conceito Style Coupé. A segunda geração, apresentada em janeiro de 2019, é inspirada na última geração do CLS.

Publicidade

E como a segunda geração do CLS, os dois CLAs também são fornecidos em uma segunda variante da carroceria, um tipo de perua de baixo perfil chamada Shooting Brake. Geralmente a tração é dianteira, mas alguns motores também podem ser encomendados em uma configuração de tração nas quatro rodas.

2 – BMW Z4

O desportivo de dois lugares foi o único roadster analisado, obtendo uma pontuação que, para o Euro NCAP, “estabeleceu um novo referencial de segurança” no seu segmento. Para os adultos, são impressionantes 97%, enquanto para as crianças chega a 87. Na segurança de pedestres chega a 91 e 76 para equipamentos de segurança.

O BMW Z4 é um modelo “medium-high-end” roadster alemão, lançado pela Bavarian BMW em 2002 para substituir o BMW Z3 e produzido em suas duas primeiras gerações até 2016. A terceira geração foi lançada em 2018, para estrear nas concessionárias a partir do início de 2019. A letra Z abrevia a palavra alemã Zukunft, que significa “futuro”.

O Z4 nasceu para substituir o roadster anterior, o Z3. A parte de baixo do primeiro Z4 era o da Série 3 contemporânea, modificado e adaptado à falta de teto. O modelo foi inicialmente desenvolvido com uma cobertura de lona dobrável e, posteriormente, foi introduzida uma versão Coupé, identificada pelas iniciais E86.

A próxima geração, lançada no início de 2009, usou o mesmo chassi atualizado. Ao contrário das versões anteriores, era oferecido apenas com uma capota rígida dobrável. A terceira geração, por outro lado, seguiu um processo de design diferente e foi desenvolvida através de uma joint venture com a Toyota: a parte mecânica do Z4 G29 é compartilhada com a quinta geração do coupé esportivo Supra.

3 – Tesla Model 3

O modelo mais econômico do fabricante americano se posiciona como o mais seguro em sua categoria e compartilha a liderança com o BMW Série 3 na categoria grande família. Em equipamentos de segurança, leva 94 por cento. Nas demais seções obteve 96 (adultos), 86 (crianças) e 74% (segurança de pedestres).

O Tesla Model 3 é um sedã 4 portas do segmento D para propulsão elétrica com bateria recarregável de íon de lítio, produzido pela Tesla da Califórnia a partir de julho de 2017. A Tesla planejou o Modelo 3 como a terceira etapa do Plano Mestre da Tesla: um carro relativamente barato produzido em grandes quantidades graças ao produto da venda de um carro mais caro.

O Modelo 3 possui piloto automático como padrão em todas as variantes. Um sistema de software de direção assistida de nível 3 que, com a ajuda de 1 radar, 8 câmeras e 12 sensores ultrassônicos, é capaz de realizar algumas funções fundamentais de direção, como acelerar, frear e manter a distância de segurança com base no tráfego detectado.

Também mantém o veículo no centro de sua pista. Durante a sua utilização, o condutor apenas tem de manter as mãos no volante, mas ainda assim é obrigado a permanecer vigilante para retomar a condução em caso de necessidade ou perigo. Em relação ao piloto automático, a Tesla está desenvolvendo um sistema de inteligência artificial chamado Full Self Driving capaz de trazer o nível de direção autônoma para 5.

4 – BMW Série 3

A fabricante alemã pode se orgulhar, assim como a Tesla, de ter lançado dois de seus modelos no Top 10 dos carros mais seguros do ano. A quarta geração da Série 3 fez um progresso significativo em equipamentos de segurança incluídos de fábrica, totalizando 76%. Para ocupantes adultos, oferece 97%, para crianças 87 e para pedestres 76%.

O BMW Série 3 é o nome adotado por um número de carros no segmento D, produzidos pela montadora alemã BMW desde 1975 e ao qual, ao longo dos anos, foram acrescentadas as versões família, coupé e conversível.

Nascido para substituir o Série 02, foi proposto com uma carroceria sedan de três volumes e 2 portas: só mais tarde foram introduzidos o sedan de 4 portas, perua, conversível e coupé. Na década de noventa e na primeira metade da década de 2000 foi também oferecido em uma variante compacta, destinado a competir com os contemporâneos do modelo de segmento C.

Começando com a segunda geração da Série 3, a variante esportiva, chamada M3, também foi introduzida. A sexta geração, por outro lado, experimentou atualizações muito mais profundas na gama, com a chegada de uma versão chamada GT (ou Gran Turismo), equipada com uma carroceria de cinco portas e dois volumes e meio, com um teto inclinado e um centro de gravidade bastante alto.

5 – Subaru Forester

O utilitário esportivo japonês oferece excelentes números em todas as seções, o que lhe confere uma das melhores notas gerais. Na segurança de adultos beira a perfeição com 97 por cento, enquanto para crianças chega a 91 sendo, junto com o Mercedes CLA, a melhor cifra. Ele cai apenas ligeiramente na segurança passiva (78 por cento) e de pedestres (80).

O Subaru Forester é um SUV médio produzido pela Subaru desde 1997. Ele foi apresentado no Tokyo Motor Show em 1995 como um carro-conceito “Streega”, e entrou em produção dois anos depois.

Já atingiu a sua 4.ª geração com o novo modelo apresentado em janeiro de 2013, o Model Year 2013. O modelo é baseado no chassi da segunda série do conhecido sedã compacto Impreza, que foi ligeiramente modificado para fortalecê-lo e torná-lo ainda mais resistente à torção.

Motorizado com motor boxer como quase todos os Subaru, tem baixo peso para um carro deste porte (pouco mais de 1400 kg). Isso permite que o Forester seja ágil e seguro em praticamente todas as situações, especialmente na neve, graças ao sistema Symmetrical AWD (All Wheel Drive) da Subaru que garante simetria perfeita entre motor, transmissão e eixos.

6 – Tesla Model X

Embora o Tesla Model X não seja um modelo novo, ele passou por várias modificações que fizeram o fabricante querer participar dos testes. E o resultado não poderia ser melhor, posicionando-se como o carro mais seguro de sua categoria.

No segmento adulto, atinge um percentual nada desprezível: 98%, um dos mais altos do ranking, e em equipamentos de segurança chega a notáveis ​​94%, um dos aspectos em que os modelos Tesla mais se destacam. Porém, na seção infantil continua em 81 e pedestres, em 72.

O Tesla Model X é um crossover SUV de 5 portas do segmento J para propulsão elétrica com bateria recarregável de íon de lítio, produzido pela californiana Tesla desde 2015. O Model X foi desenvolvido sobre o chassi do Tesla Model S e se caracteriza pela abertura singular das portas traseiras, denominadas Falcon Wings , que oferecem mais espaço de acesso.

Os primeiros carros foram entregues em 29 de setembro de 2015, no evento de lançamento no mercado americano. O Model X deveria ser a base de um micro-ônibus da marca Tesla, nas palavras de Elon Musk, o CEO da empresa, mas nenhum plano foi apresentado.

7 – Volkswagen T-Cross

O único modelo apresentado pela fabricante alemã conseguiu entrar na lista dos carros mais seguros do ano. O pequeno SUV urbano de aparência esportiva ganha cinco estrelas pelo forte desempenho em todas as quatro categorias em análise.

A melhor nota é de 97 por cento de proteção para ocupantes adultos, embora a criança permaneça em 86. Nas outras duas seções, mostra 81 em segurança de pedestres e 80 em assistentes de segurança.

O Volkswagen T-Cross é um automóvel de passageiros, SUV compacto da montadora Volkswagen produzido desde 2019. É um pequeno crossover de tração dianteira baseado na estrutura e na mecânica do Polo.

É baseado na plataforma MQB A0, compartilhada com vários carros do Grupo Volkswagen, incluindo o Volkswagen Polo, Audi A1, SEAT Ibiza, Škoda Scala. É o modelo que substitui o CrossPolo 2011, com o qual compartilha alguns dos recursos.

8 – Mazda 3

A empresa japonesa pode se orgulhar de ter lançado dois modelos de carros diferentes no Top Dez, com uma avaliação, além de alta, muito interessante em ambos quando se trata de adultos: este com 98 por cento.

No âmbito de segurança infantil, ele registra 87%, 81 em proteção de pedestres e 73 em assistência de segurança. O Mazda 3 é um carro da classe média produzido desde 2003 pelo fabricante japonês Mazda.

Agora em sua terceira geração, o carro substituiu o Mazda 323. A primeira geração do Mazda 3 estreou no Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt em 2003 e apresenta um novo conceito de projeto na gama Mazda.

Produzido na fábrica japonesa Hōfu o Mazda 3 tem sido comercializado tanto na versão com carroceria 2 volumes com 5 portas quanto com carroceria sedan de 3 volumes para 4 portas.

9 – Mazda CX-30

Este é o segundo modelo analisado da empresa japonesa que tem a honra de ser a mais segura para ocupantes adultos com 99 por cento: um recorde histórico nos testes Euro NCAP.

No entanto, nas outras áreas é muito médio: 86 por cento na segurança infantil, 80 na proteção de pedestres e 77 na seção de sistemas de assistência de segurança. O Mazda CX-30 é um crossover SUV compacto produzido desde 2019 pelo fabricante japonês Mazda.

Baseado na mesma plataforma do Mazda 3 de quarta geração, ele estreou pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 2019. Dimensionalmente, o CX-30 se encaixa entre o CX-3 e o CX-5.

Ele está disponível com tração dianteira e integral. Os motores incluem: três SkyActiv-G 2.0 e 2,5 litros a gasolina, um SkyActiv-X 2.0 e um SkyActiv-D diesel de 1.8 litros. A caixa de câmbio é manual de 6 velocidades ou automática com as mesmas relações.

10 – Skoda Scala

O Skoda Scala atingiu 97% de segurança para adultos, 87% para crianças e 81% de proteção para pedestres. No entanto, seu equipamento de segurança padrão limitado significa que a pontuação obtida nesta seção é de 76 por cento.

O Škoda Scala é um modelo de carro do segmento C produzido pela montadora tcheca Škoda Auto desde 2019, se tornando o sucessor do Rapid. La Scala é baseado na plataforma MQB do Grupo Volkswagen.

O nome vem do latim e significa “escada”. O automóvel é produzido na fábrica principal da Škoda em Mladá Boleslav, na República Tcheca. O carro foi projetado para caber entre o Fabia e o Octavia, e para ser um concorrente dos carros do segmento C modelo hatchback.

Anteriormente, presumia-se que o novo carro se chamaria Felicia, Garde, Spaceback ou Popular, porém o nome Scala foi anunciado em 15 de outubro de 2018. Segundo a montadora, apresenta um grande passo a frente no segmento de carros compactos.

Posts relacionados
Quando vai lançar Venom 3? Veja todos os detalhes
Quando vai lançar Venom 3? Veja todos os detalhes Você é fã do Venom, um dos mais famosos vilões e anti-heróis do
Veja quais são os alimentos que não devem ir ao micro-ondas!
Veja quais são os alimentos que não devem ir ao micro-ondas! Usar ou não micro-ondas e quais são os alimentos que podem ou não
Relembre os programas de TV favoritos da nossa infância!
Relembre os programas de TV favoritos da nossa infância! Ah, que saudades daquela época em que a televisão aberta era a
Com apenas 16 anos, jovem supera Bolt em recorde de mais de 20 anos
Com apenas 16 anos, jovem supera Bolt em recorde de mais de 20 anos A Jamaica realmente tem do que se gabar, principalmente quando

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.