Como resgatar os seus créditos da Nota Fiscal Paulista?
A Nota Fiscal Paulista é um programa criado junto ao Governo Federal, pelo governo do estado de São Paulo, que devolve para o consumidor final uma parte do valor tributado no ICMS do estabelecimento.
O que é a Nota Fiscal Paulista?
A Nota Fiscal Paulista nada mais é que uma devolução de parte do valor gasto em determinadas empresas e instituições. O valor que é repassado para o cliente que solicita a nota fiscal paulista é o valor gasto nessas empresas calculado junto ao total do mês tributado na empresa.
Para você participar desse programa do governo do Estado de São Paulo, é bem simples, de início você não precisa nem se cadastrar, basta quando você tiver em algum estabelecimento cadastrado, pedir para colocar o seu CPF na Nota Fiscal Paulista.
Sempre que o atendente do caixa ou de quem esteja comprando a mercadoria perguntar se deseja inserir o CPF na Nota Fiscal Paulista, diga que sim, digite ou fale o seu CPF e isso irá direto para o sistema, mesmo assim peça o seu comprovante ou cupom fiscal, que servirá como comprovante caso precise.
Como é calculado o valor da Nota Fiscal Paulista?
O valor não tem regra para ser calculado, ele poderá ser calculado de várias maneiras, pelo valor arrecadado da empresa, e desse valor é tirado o ICMS (imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços), e o mesmo será dividido por CPF, mas, tudo de acordo com o valor que você gastou.
Por isso não é estipulado uma porcentagem ou valor fixo sobre o valor gasto.
Lembrando também que para cada tipo de estabelecimento a porcentagem varia, em alguns casos podem ser de 30%, em outros 20% e por diante.
Um exemplo: Os açougues devolvem para o consumidor 30%, uma valor razoável dependendo da sua compra, uma loja de conveniência, devolve cerca de 20% para o consumidor, um valor bom, já que os valores costumam ser um pouco mais elevados, essa porcentagem varia de acordo com o gasto no estabelecimento.
Os demais estabelecimentos como restaurantes, bares e padarias ficam na casa dos 10%, já nas óticas, lojas de roupas e papelarias são de 5%, uma porcentagem bem baixa em relação aos valores que normalmente são gastos nesses estabelecimentos.
A porcentagem correta de cada estabelecimento, você pode conferir AQUI, onde você encontra todas as informações.
Como receber a Nota Fiscal Paulista?
Para pedir o reembolso do valor disponível da nota fiscal paulista é simples, fácil e rápido, você só precisará de um celular, tablet ou um computador com internet, entrar no site PORTAL DA FAZENDA, no site basta procurar pela aba NOTA FISCAL PAULISTA e consultar.
Você precisará de alguns dados pessoais como o CPF, nome, e-mail, endereço, dados simples que qualquer um pode fazer essa consulta, e de qualquer lugar.
Para solicitar o reembolso você precisará colocar uma conta bancária ativa, para pode solicitar a transferência do valor, ou até mesmo fazer o pagamento do seu IPVA, isso mesmo, você também consegue realizar o pagamento do seu IPVA, uma boa ajuda na hora de conseguir recuperar o seu dinheiro.
A Secretaria da Fazendo também realiza um sorteio para aqueles clientes que participam do programa da Nota Fiscal Paulista.
Para fazer parte desse sorteio de prêmios, basta você fazer o cadastro no Portal da Fazenda, no programa da Nota Fiscal Paulista, a cada R$ 100,00 em notas fiscais, o consumidor receberá um bilhete eletrônico para participar dos sorteios e concorrer à esses prêmios em dinheiro.
Os prêmios são muito atrativos e varia de mil reais a um milhão de reais, seria uma boa né.