Publicidade

Aparelho dentário pelo SUS, como conseguir esse benefício

Redação   |   20-06-2024   |   Benefícios

Sabia que é possível conseguir um aparelho dentário pelo SUS, de um jeito mais fácil para corrigir seus dentes e melhor ainda, de forma 100% gratuita?

Como se sabe, aparelhos ortodônticos são responsáveis por corrigir a posição dos dentes e a mordida para proporcionar uma melhor mastigação dos alimentos.

No entanto, apesar de ser um tratamento muito importante, muitas pessoas deixam de fazer tendo em vista que a sua utilização gera um valor fixo mensal para a pessoa que está utilizando e que, nem sempre, é acessível.

Publicidade

Porém agora, a população brasileira terá a oportunidade de corrigir o sorriso sem mexer no bolso, através do programa social Brasil Sorridente, que disponibiliza atendimento odontológico pelo SUS.

Porque usar aparelho odontológico?

A ortodontia é a área responsável pela correção, através de aparelhos bucais, corrigindo o posicionamento dos dentes e da mordida, evitando assim, problemas como dores e desconfortos.

Portanto, vale a pena lembrar que não se trata apenas de estética mas também de saúde bucal, já que muitas doenças e infecções podem ser causadas por uma saúde bucal inadequada, ou seja, pela falta de cuidado com os dentes.

Por isso, é importante procurar o dentista regularmente, realizar a a limpeza dental e demais procedimentos necessários de acordo com cada situação.

Neste sentido, é recomendado procurar o dentista para uma consulta a cada 6 meses, para sempre manter a saúde bucal em dia,

Afinal, ter um sorriso bonito e bem cuidado é muito importante para manter um bom relacionamento pessoal e também profissional, já que o sorriso é nosso cartão de visitas. 

Porém, a realidade é que muitos brasileiros não conseguem arcar com os custos dos tratamentos odontológicos e justamente por isso, o programa social Brasil Sorridente se torna ainda mais importante para a população de baixa renda. Veja como funciona.

Imagem (Fonte: Google)

Como participar do Programa Brasil Sorridente?

A princípio o Brasil Sorridente é um programa social que foi lançado em 2004, pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo principal, oferecer à população brasileira acesso à saúde bucal, de forma gratuita e com qualidade.

No programa é possível realizar diversos procedimentos:

  1. Extrações
  2. Aplicação de flúor
  3. Biópsias 
  4. Retirada do siso
  5. Tratamento de cáries
  6. Implante dentário
  7. Limpeza
  8. Exames bucais
  9. Restauração
  10. Remoção do tártaro
  11. Prótese
  12. Aparelho dental, entre outros.

O programa é gratuito e qualquer cidadão pode participar dele através do SUS.

Como conseguir o aparelho dentário pelo SUS?

Primeiramente, é importante verificar se na sua cidade o programa está disponível. Acesse o site oficial.

Caso já tenha confirmado a informação, é preciso fazer o agendamento de uma consulta com o dentista responsável para que ele faça a análise dos procedimentos que você precisará realizar.

Vale lembrar que no Brasil há apenas 40 centros ortodônticos. Por isso, no momento da consulta, confirme com o dentista se a sua Cidade está contemplada pelo programa para receber o aparelho ortodôntico de forma gratuita.

Caso positivo, depois da consulta, será realizado um exame e sendo assim confirmada a necessidade do aparelho, em seu caso, o profissional irá fazer o encaminhamento para o tratamento.

Apesar de ser gratuito, é bom saber que existe uma fila de espera. Portanto, o atendimento pode não ocorrer imediatamente após a primeira consulta. 

Posts relacionados
Veja quais são os alimentos que não devem ir ao micro-ondas!
Veja quais são os alimentos que não devem ir ao micro-ondas! Usar ou não micro-ondas e quais são os alimentos que podem ou não
Aplicativos gratuitos para medir pressão arterial
Aplicativos gratuitos para medir pressão arterial Os aplicativos para medir pressão arterial são excelentes
Aplicativo de tratamentos naturais
Aplicativo de tratamentos naturais No mundo em constante busca pelo equilíbrio e bem-estar, diferentes
Veja 5 aplicativos para monitorar caminhada
Veja 5 aplicativos para monitorar caminhada Se você é uma pessoa apaixonada por uma boa caminhada e quer levar

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.