Aparelho dentário pelo SUS, como conseguir esse benefício
Sabia que é possível conseguir um aparelho dentário pelo SUS, de um jeito mais fácil para corrigir seus dentes e melhor ainda, de forma 100% gratuita?
Como se sabe, aparelhos ortodônticos são responsáveis por corrigir a posição dos dentes e a mordida para proporcionar uma melhor mastigação dos alimentos.
No entanto, apesar de ser um tratamento muito importante, muitas pessoas deixam de fazer tendo em vista que a sua utilização gera um valor fixo mensal para a pessoa que está utilizando e que, nem sempre, é acessível.
Porém agora, a população brasileira terá a oportunidade de corrigir o sorriso sem mexer no bolso, através do programa social Brasil Sorridente, que disponibiliza atendimento odontológico pelo SUS.
Porque usar aparelho odontológico?
A ortodontia é a área responsável pela correção, através de aparelhos bucais, corrigindo o posicionamento dos dentes e da mordida, evitando assim, problemas como dores e desconfortos.
Portanto, vale a pena lembrar que não se trata apenas de estética mas também de saúde bucal, já que muitas doenças e infecções podem ser causadas por uma saúde bucal inadequada, ou seja, pela falta de cuidado com os dentes.
Por isso, é importante procurar o dentista regularmente, realizar a a limpeza dental e demais procedimentos necessários de acordo com cada situação.
Neste sentido, é recomendado procurar o dentista para uma consulta a cada 6 meses, para sempre manter a saúde bucal em dia,
Afinal, ter um sorriso bonito e bem cuidado é muito importante para manter um bom relacionamento pessoal e também profissional, já que o sorriso é nosso cartão de visitas.
Porém, a realidade é que muitos brasileiros não conseguem arcar com os custos dos tratamentos odontológicos e justamente por isso, o programa social Brasil Sorridente se torna ainda mais importante para a população de baixa renda. Veja como funciona.
Como participar do Programa Brasil Sorridente?
A princípio o Brasil Sorridente é um programa social que foi lançado em 2004, pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo principal, oferecer à população brasileira acesso à saúde bucal, de forma gratuita e com qualidade.
No programa é possível realizar diversos procedimentos:
- Extrações
- Aplicação de flúor
- Biópsias
- Retirada do siso
- Tratamento de cáries
- Implante dentário
- Limpeza
- Exames bucais
- Restauração
- Remoção do tártaro
- Prótese
- Aparelho dental, entre outros.
O programa é gratuito e qualquer cidadão pode participar dele através do SUS.
Como conseguir o aparelho dentário pelo SUS?
Primeiramente, é importante verificar se na sua cidade o programa está disponível. Acesse o site oficial.
Caso já tenha confirmado a informação, é preciso fazer o agendamento de uma consulta com o dentista responsável para que ele faça a análise dos procedimentos que você precisará realizar.
Vale lembrar que no Brasil há apenas 40 centros ortodônticos. Por isso, no momento da consulta, confirme com o dentista se a sua Cidade está contemplada pelo programa para receber o aparelho ortodôntico de forma gratuita.
Caso positivo, depois da consulta, será realizado um exame e sendo assim confirmada a necessidade do aparelho, em seu caso, o profissional irá fazer o encaminhamento para o tratamento.
Apesar de ser gratuito, é bom saber que existe uma fila de espera. Portanto, o atendimento pode não ocorrer imediatamente após a primeira consulta.