Publicidade

Financiamento de moto para Autônomo – Veja as melhores opções

Redação   |   20-06-2024   |   Benefícios

Se você tem o sonho de comprar sua primeira moto ou trocá-la por uma melhor, o financiamento de motos pode ser uma boa opção. Afinal, você consegue parcelar o valor da moto em parcelas que caibam no seu bolso. 

Uma coisa que precisa ficar clara é a seguinte: todo financiamento passa por um processo de análise, e este processo pode ser mais fácil ou mais burocrático, depende muito da financeira. Quando alguém é autônomo e tem o nome sujo, esse processo pode ser muito complexo.

Contudo, para quem é autônomo, com conta ativa em algum banco, com pelo menos doze meses de atividade regular, o processo de aprovação de um financiamento pode ter mais chances de ter a aprovação do seu crédito, porém, isto não é nenhuma garantia.

Ainda assim, ter todo esse histórico de bom relacionamento com o banco do brasil não garante a aprovação do crédito, que leva em consideração também a sua capacidade de pagamento das parcelas sem comprometer mais de 30% do seu salário.

Publicidade

Por isso, se você tem interesse em fazer um financiamento, confira algumas dicas.

Como funciona o financiamento para autônomos?

Primeiramente, o que precisa ser entendido é que, independente da sua relação com o banco, a análise do pedido de crédito é feita de forma individual. Ou seja, ele considera o seu histórico, mas também o valor solicitado, a sua renda, entre outros detalhes.

Para comprovar que você tem condições de arcar com os custos do financiamento, é preciso que você tenha em mente a moto que pretende comprar e o local também. Afinal, a quitação da moto será feita entre o banco e a instituição.

Assim, quando o crédito é aprovado, o banco paga a moto ao vendedor, e você paga às parcelas do financiamento diretamente ao banco, até a sua quitação.

Importante ter em mente que a moto entra como garantia do pagamento, ou seja, em caso de inadimplência o banco pode retomar o bem conforme disposto em contrato.

Vantagens e facilidades do financiamento

Uma grande vantagem do financiamento é poder concluir a transação na hora, ainda que não tenha o valor todo. Afinal, você pode abater o que tiver de recursos como entrada e pagar apenas a diferença em suaves prestações.

Neste sentido, é importante saber que alguns bancos financiam 100% do valor da moto, enquanto alguns exigem o pagamento de uma entrada de 10% do valor do bem.

Vale a pena financiar?

Levando em consideração que o financiamento é a única opção para muitas pessoas comprarem sua moto, sim.  A análise é rápida, segura e se pagar as parcelas sem atraso, todo o processo acontece sem maiores complicações. 

No entanto, é preciso levar em consideração a taxa de juros. Assim, é indicado colocar tudo na ponta do lápis e dar uma boa entrada, se for possível, para reduzir a taxa de juros cobrada na transação.

Financiamento para autônomos – veja como comprovar renda

Como conseguir a aprovação do financiamento em caso de autônomos:

Usando a conta bancária como comprovante de renda;
Abra uma conta corrente;
Organize sua documentação para comprovar a renda como autônomo;
Cuidado com restrições no CPF;
Formalize sua empresa;
Mantenha a sua contabilidade em dia;
Emita a Decore.

Como fazer um empréstimo para autônomo?

Assim como o financiamento, o empréstimo pessoal também passa por uma análise criteriosa pelo Banco que leva em consideração os mesmos fatores como renda, capacidade de pagamento, histórico de bom pagador, entre outros.

A única diferença é que, por não ter um bem como garantia, muitas vezes o juros do empréstimo pessoal acaba sendo um pouco maior do que o do financiamento de motos.

Mas, algumas pessoas pretendem negociar com a pessoa física, comprar o veículo de um particular. Nesse caso, o mais indicado é solicitar um empréstimo pessoal. 

Caso essa seja a sua realidade, é importante ter em mãos o extrato bancário dos últimos 90 dias a fim de comprovar sua renda, permitindo assim a análise de crédito e possível liberação do empréstimo para autônomo.

Como um autônomo pode financiar um veículo?

Como dito anteriormente, para financiar um veículo junto ao banco, é importante comprovar a sua capacidade de pagamento. Ou seja, você vai conseguir arcar com os custos do financiamento.

Por isso, o primeiro passo é realmente comprovar a sua renda e existem duas formas formas de fazer este tipo de comprovação no caso de autônomos. Veja.

declaração do Imposto de Renda e

apresentação de extratos bancários da sua conta. 

Afinal, não ter vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa não quer dizer que não pode contratar um financiamento.

Considerações importantes sobre o financiamento de moto

Comprovar renda não é complicado se você tiver um bom relacionamento com o banco. Se movimenta sua conta. Por isso, se você tem interesse em fazer um financiamento bancário, o primeiro ponto a considerar é abrir uma conta em algum banco.

Neste sentido, planejamento é tudo. Se você pretende fazer o financiamento daqui a 6 meses, abra a conta, coloque nela os recursos que você receber, pague às contas através dela, receba pagamentos também nela. Assim, você demonstra ao banco sua capacidade de pagamento e tem muito mais chances de conseguir a aprovação do seu financiamento.

Outra dica interessante é limpar seu nome, caso esteja sujo, fazer o cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito e formalizar o seu trabalho. Assim, você fornece aos bancos informações importantes que serão levadas em consideração na hora da análise do seu pedido.

Qual a financeira mais fácil de aprovar financiamento?

A melhor financeira para aprovar o seu crédito é certamente aquela com a qual você tiver melhor relacionamento. 

No entanto, algumas delas possuem uma taxa de juros atraente. De acordo com o banco Central, o banco Bradesco foi considerado o que possui a menor taxa de juros do mercado, ficando em cerca de 1,58% ao mês.

No entanto, quando falamos de bancos públicos, essa taxa costuma cair consideravelmente. Por isso, uma dica é verificar a taxa de juros do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. 

Clique aqui e fazer uma simulação online ou faça comparações dos juros mais baratos do mercado.

Como ter uma conta corrente para Financiamento sendo Autônomo

Existem alguns passos simples mas que podem aumentar, e muito, as suas chances de fazer um financiamento através da conta corrente. Veja.

  • Tenha conta corrente bastante ativa no seu nome, pelo menos 12 meses;
  • Organize sua documentação para comprovar a renda como autônomo;
  • Cuidado com restrições no CPF;
  • Formalize sua empresa;
  • Mantenha a sua contabilidade em dia, faturas sempre pagas, movimentações, transações bancárias;
  • Procure aumentar o seu score.

Se você ainda tem dúvidas sobre como conseguir financiamento de motos, acesse o site do banco desejado e faça uma simulação. Assim você saberá o valor máximo disponível para o seu crédito e conseguirá se organizar melhor para não ter seu pedido negado.

Posts relacionados
Quando vai lançar Venom 3? Veja todos os detalhes
Quando vai lançar Venom 3? Veja todos os detalhes Você é fã do Venom, um dos mais famosos vilões e anti-heróis do
Apple Card: Saiba como fazer o pedido hoje
Apple Card: Saiba como fazer o pedido hoje Se você é cliente Apple e está sempre antenado com as novidades da
Cartão de crédito do Bank of America: como solicitar e muito mais
Cartão de crédito do Bank of America: como solicitar e muito mais Você já ouviu falar no Bank of America (BofA)? Quer saber mais
PIS / PASEP 2024: Como receber o pagamento
PIS / PASEP 2024: Como receber o pagamento Benefício bastante aguardado pelos trabalhadores, o pagamento do

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.