Com quantos anos as crianças aprendem a ler e escrever? Apps podem ajudar!
Você sabia que muitas crianças aprendem a ler e escrever usando apenas o aparelho de celular? Afinal, existem muitos aplicativos que podem ajudar seus filhos a se saírem melhor nos estudos.
Curtiu? Então, confira agora como crianças aprendem a ler e escrever hoje em dia usando o smartphone. Veja!
Como crianças aprendem a ler pelo celular?
A melhor maneira de ensinar a ler é aquela que estimula a criança a ter uma participação ativa nessa caminhada da aprendizagem.
Ou seja, ela deixa a posição de espectadora/ouvinte e passa a questionar, a buscar informações, a experimentar e, é claro, a utilizar seus conhecimentos prévios.
Para tanto, além de uma escola que tenha uma metodologia com foco no desenvolvimento cognitivo e com forte teor socioeducacional, é importante propor atividades que despertem o potencial do seu filho.
Coisas que os pequenos façam sozinhos, com o resto da família ou até mesmo com os amiguinhos.
Essas atividades devem conter brincadeiras, exercícios e/ou desafios que abordem o alfabeto, as diferenças entre letras, números e símbolos, e o passo a passo sobre como montar e separar palavras silabicamente.
Por que o uso de aplicativos é uma ótima combinação para a alfabetização infantil?
Com uma capacidade tecnológica que possibilita a mescla de recursos auditivos e visuais, os dispositivos móveis são ótimos suportes para os pequenos desde o início de sua caminhada educacional, claro que respeitando um limite pré-determinado de sua exposição ao digital, de acordo com sua faixa etária.
Já pensou que, com funcionalidades que dão vida às historinhas (com sons, imagens em movimento e ações interativas), os livros e as atividades educativas se tornam, automaticamente, muito mais interessantes no meio on-line para a garotada?
Não é para menos que a importância desses equipamentos na alfabetização infantil se dá principalmente por seu poder de promover o estímulo em crianças de todas as idades. Afinal, eles são, ao mesmo tempo, jogo, lousa, caderno e biblioteca!
Apps que têm como objetivo apoiar no aprendizado da leitura
Escolhemos alguns aplicativos para a alfabetização infantil (todos gratuitos, vale ressaltar!) e vamos explicar direitinho os motivos para você apresentá-los a seus filhos. Veja só quais são eles:
- Liga das Corujinhas
- Escrever o Alfabeto
- Silabando
- Formar Palavras
- EduEdu – Alfabetização sem Dificuldades
- Turma da Galinha Pintadinha
- Matrix Game
- PalmaKids
- Ler e Contar
Como escolher o app ideal?
Certifique-se da faixa etária do app Teste o aplicativo para ver como ele funciona na prática Veja se há versão paga do app ou venda de serviços Avalie se é ofertada conexão com outros usuários Por quanto tempo liberar o acesso ao app para apoiar no aprendizado da leitura?
Para concluir, tenha em mente que, por mais que esses apps sejam um estímulo ao aprendizado e ao desenvolvimento infantil, o ideal é estipular um limite de tempo para as crianças navegarem neles.
Como você conseguiu observar, o uso das alternativas de app para apoiar no aprendizado da leitura são fortes aliados na educação de seus filhos. Afinal, nos pequenos, eles estimulam a coordenação motora, o reconhecimento de letras, dos números e até das capacidades de abstração, reflexão e criação. Definitivamente, tendo o devido cuidado, esses aplicativos podem se tornar ótimos suportes à alfabetização infantil!
Veja também: Aplicativos gratuitos garantem acesso a internet sem limites
E então, concorda que parece uma ótima ideia? Mas se ainda restou alguma dúvida sobre o tema, pode conferir nosso post que fala sobre como a tecnologia pode ser aliada dos estudos!
Continue navegando com a gente!